Emilia Freitas de Lima http://lattes.cnpq.br/5515637339275988

Última atualização do Lattes: 31.01.2019
Unidade: Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH
Departamento: Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP
Nomes de citação: LIMA, Emilia Freitas de / LIMA, EMÍLIA FREITAS DE
Mestrado: 26
Doutorado: 13
Pos-Doutorado: 1
Outras: 22
  • Trabalho Técnico (58)+
    • Ano
      2014
      Título
      VI Seminário de dissertações e teses do PPGE - UFSCar
    • Ano
      2013
      Título
      Assessoria da Reitoria para Projetos Pedagógicos do campus Lagoa do Sino da UFSCar
    • Ano
      2013
      Título
      Parecerista em seleção de artigos para a Revista Brasileira de Educação
    • Ano
      2013
      Título
      Parecerista em seleção de artigos para a Revista Educação e Filosofia
    • Ano
      2013
      Título
      Consultor Ad Hoc da 36a Reunião Nacional da ANPEd
    • Ano
      2013
      Título
      V Seminário de dissertações e teses do PPGE/UFSCar
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista no credenciamento de docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de São Carlos.
    • Ano
      2012
      Título
      XVI ENDIPE - Compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade
    • Ano
      2012
      Título
      IV Seminário de Dissertações e Teses
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista em artigos submetidos a periódicos em Educação
    • Ano
      2011
      Título
      Consultor Ad Hoc da 34a. Reunião Anual da ANPEd.
    • Ano
      2011
      Título
      Colégio Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Públicas - COGRAD
    • Ano
      2011
      Título
      Parecerista na avaliação da obra "Identidades Sociais de Raça/Etnia, Gênero e Sexualidade: Formação de Professores/as de Línguas"
    • Ano
      2011
      Título
      Parecerista no credenciamento de docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de São Carlos.
    • Ano
      2010
      Título
      Colégio Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Públicas - COGRAD
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista na seleção de artigos para a Revista Eltrônica de Educação UFSCar
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista na seleção de artigos para a Revista Educação e Realidade, da UFRGS
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista na seleção de artigos para a Revista Série Estudos da UCDB/MS
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista na seleção de artigos para a Revista de Educação da FAE/UFMG
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista na seleção de artigos para a Revista do Centro de Educação da UFSM/RS
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista em processos submetidos à CAPES
    • Ano
      2010
      Título
      Fórum Permanente de Formação de Professores do Estado de São Paulo
    • Ano
      2008
      Título
      Mini-curso Diversidade/Diferenças nas histórias infantis: possibilidades de trabalho nas séries iniciais
    • Ano
      2008
      Título
      Reunião de Coordenadores de GT com a diretoria da ANPEd
    • Ano
      2008
      Título
      Reunião de Avaliação dos Projetos Procad 2005
    • Ano
      2008
      Título
      Avaliação Presencial das propostas apresentadas ao Edital PROCAD 001/2007
    • Ano
      2008
      Título
      Parecer editorial ao artigo "Corpo educado, corpo cuidado: representações do corpo docente
    • Ano
      2008
      Título
      A formação de professores como campo de conhecimento
    • Ano
      2008
      Título
      Parecerista na seleção de artigos Revista Eltrônica de Educação UFSCar
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão de consultores da área de Educação para Avaliação Trienal CAPES (CA-ED)
    • Ano
      2007
      Título
      Reunião Preparatória da Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, da área de Educação
    • Ano
      2007
      Título
      Conferência: Discutindo as relações entre teoria e prática na formaçao de professores
    • Ano
      2007
      Título
      Comissão de Avaliação dos Trabalhos Submetidos à 59ª Reunião Anual da SBPC
    • Ano
      2006
      Título
      Conferência: Didática: conteúdo e suas formas de abordagem
    • Ano
      2006
      Título
      A reflexão da prática como um dos subsídios para a formação do professor de ensino fundamental
    • Ano
      2006
      Título
      Concepção emancipatória: propostas e subsídois na formação continuada de professores a distância
    • Ano
      2006
      Título
      Reunião de Coordenadores de GTs e FORPRED com Diretoria da ANPEd
    • Ano
      2006
      Título
      Trabalhos apresentados no XIII ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    • Ano
      2006
      Título
      Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 58ª Reunião Anual da SBPC
    • Ano
      2005
      Título
      Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 57ª Reunião Anual da SBPC
    • Ano
      2005
      Título
      Membro da Comissão Editorial da Revista Educação
    • Ano
      2005
      Título
      Multiculturalismo e Formação de Professores
    • Ano
      2005
      Título
      VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
    • Ano
      2005
      Título
      28ª Reunião Anual da ANPED
    • Ano
      2005
      Título
      VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Modos de ser educador: artes e técnicas, Ciências e Políticas
    • Ano
      2004
      Título
      Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 56ª Reunião Anual da SBPC
    • Ano
      2003
      Título
      Parecerista Ad Hoc do 3º Concurso de Dotações para Pesquisa - Negro e Educação
    • Ano
      2003
      Título
      Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 55ª Reunião Anual da SBPC
    • Ano
      2003
      Título
      Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, na qualidade de representante suplente do corpo docente do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, com mandato de dois anos, a partir de 30/06/2003
    • Ano
      2003
      Título
      Membro do Grupo de Trabalho 'Pedagogia'
    • Ano
      2003
      Título
      Comitê Científico da ANPED 2003 - Representante do GT Formação de Professores
    • Ano
      2002
      Título
      Revista Univerciência - membro do Conselho Editorial desde 2002
    • Ano
      2002
      Título
      Comitê Científico da ANPEd Representante do GT 8 - Formação de Professores
    • Ano
      2001
      Título
      Parecerista Ad hoc do GT 8 - Formação de Professores da ANPEd
    • Ano
      2001
      Título
      Organização do Informando - Informativo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar
    • Ano
      2000
      Título
      Parecerista Ad hoc do GT 8 - Formação de Professores da ANPEd
    • Ano
      2000
      Título
      Conselho Editorial da Série Estudos, desde 2000
    • Ano
      1999
      Título
      Parecerista Ad hoc do GT 8 - Formação de Professores da ANPEd
Maria da Graça Nicoletti Mizukami Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali outros Claudia Raimundo Reyes Claudia Raimundo Reyes André Luiz Sena Mariano Roseli Rodrigues de Mello Celso Luiz Aparecido Conti Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi Adriana Maria Corsi Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi Graziela Del Mônaco et al Anete Abramowicz Milena Carla de Siqueira Aoki NASCENTE, RENATA MARIA MOSCHEN Nilmara Helena Spressola Elisabeth Márcia Martucci Cristiane Fontes de Oliveira Thais Juliana Palomino Gisele Antunes Rocha Tiago Esteves Aranha Hilda Maria Monteiro Maria Elisabete Souza Couto M F L Silveira A G Brasolotto Alcione Ghedini Brasolotto Amadeu Logarezzi Sílvia Vilhena Pizzo H M P Albuquerque Maria Elizabete Souza Couto Alcione Guedini Brasolotto PASSOS, Laurizete Ferragut Vera M N S Placco Viviane Patricia Colloca Araújo Renata Maria Moschen Nascente Maria Helena Marotti Marteletti Grillo Léslie Picolotto Ferreira Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira M G N Mizukami Eliana Marques Ribeiro Cruz Maria Lúcia Abib Fernando S. Galizia Roberta Bezerra de Menezes Reiff-Lourenço Luiza H da S Christov J M R Manteiga Roberta Bezerra de Menezes Reiff Lourenço Maria Júlia Canazza Dall´Acqua Luiz Carlos Canêo Rosemeire Aparecida Trebi Curilla L. F. PASSOS Tulio Ferneda Mariângela Machado de Castro Cristiane Fontenele Delma Shimamoto Maria de Fátima Silveira MARIA CECILIA CERMINARO Maria da Graça Nicoletti Mizukam Adriana Maria Corsi Merilin Baldan Vera Maria Nigro de Souza Placco Rosana B. Monteiro Maria Lúcia Vital dos Santos Abib MARIA CÉLIA COTA Elizabete Aguiar Pereira Sandra Zákia Lian Souza Romualdo Portela Laurizete Ferragut Maria Helena F DiasdaSilva Marli E D A André Denise de Freitas Fabiana Vigo Azevedo Borges Maria Anita V. Martins Milena Carla Siqueira Aoki Dulcinéia Meirelles Alves D M Alves H M Monteiro Maria de Fátima Lopes da Silveira F F S Didoné D R C Nascimento Lilian Zamorano Cury Fernando Cesar Sala F V Azevedo Sileno Santos Marcia Regina Onofre Regina H. V. T. Joaquim Mey de Abreu Van Munster Elenice Maria Cammarosano Onofre Luiz Fernando Paulillo Antonio Alvaro Zuin José Carlos Rothen Alice Pierson Joao dos Reis Silva Junior Taís Delaneze Carmen Lucia B Passos Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza Luiz Manoel Almeida Luiz Gonçalves Junior Flávio Caetano da Silva M E S Couto Ana Canen Muriane Sirlene Silva de Assis André Luiz Serra Mariano Célia Giglio Rosana Batista Monteiro Sônia Maria Coelho Dalva Rachel do Nascimento Vera Maria Ferrão Candau GALIZIA, FERNANDO STANZIONE José Ângelo Gariglio Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva Lúcia Maria de Assunção Barbosa Maria Regina Guarnieri Milena Carla de Siqueira Márcia Ângela Aguiar Elba Barretto M C S Aoki
Formação de Professores aprendizagem profissional da docência multiculturalismo formação inicial de professores formação continuada de professores CURRÍCULO Ensino-aprendizagem Ensino Superior desenvolvimento profissional da docência Pesquisa colaborativa Educação infantil professores iniciantes EDUCAÇÃO pensamento do professor ENSINO FUNDAMENTAL prática pedagógica ESCOLA PÚBLICA avaliação Parceria universidade-escola pública diversidade cultural Currículo em ação Pós-Graduação didática base de conhecimento para o ensino curso de pedagogia Processos de Ensino e Aprendizagem Políticas públicas educacionais práticas pedagógicas Educação de jovens e adultos saberes docentes Inter/multiculturalidade ensino da língua portuguesa Relações étnico-raciais Educação Multicultural Processo de ensino-aprendizagem Aprendizagem da docência Aprendizagem Profissional narrativas religião POLÍTICAS PÚBLICAS relação escola-família gestão escolar Pesquisa em educação FORMAÇÃO CONTINUADA pratica de ensino profissionalidade docente Politica Educacional Ensino Superior de Música Educação e mídia Gênero ensino Didática intercultural Ensino de Ciências conhecimento popular Parceria Universidade -Escola Pública educação e matemática conhecimento científico desenvolvimento profissional de professores PROJETO PEDAGÓGICO Ensino de matemática LICENCIATURAS Rituais na escola formação continuada de docentes universitários ensino reflexivo estagio supervisionado brincadeira profissão docente Identidade profissional Educação e inclusão Educação escolar Atuação Docente diretrizes curriculares Ensino de música Parceria universidade - escola pública gestão democrática Educação musical Educação em Cabo Verde letramento professor reflexivo Avaliação da aprendizagem e do ensino Teorias pessoais Universitarização Representações Sociais Democracia conhecimento acadêmico e conhecimento prático inclusão Formação de formadores indisciplina ALFABETIZAÇÃO Políticas públicas em educação Planejamento Educacional desenvolvimento profissional Educação das Relações Étnico-Raciais Formação continuada de outros agentes educaionais Teorias Pedagógicas interação escola-familia Cidadania Problemas de ensino-aprendizagem Educação Básica Educação das relações etnorraciais conhecimento pedagógico do conteúdo Relação Teoria-Prática Sustentabilidade séries iniciais funções docentes na universidade Contabilidade Formação continuada de outros agentes educacionais Ensino de Administração Curso de Enfermagem Cultura comum pesquisa qualitativa Sentidos Professores trabalho com arte Escolas em contextos vulneráveis Teoria Histórico-Cultural justiça Administração Escolar VOZ pedagogia freiriana Diário reflexivo Valorização profissional Memoriais de formação Relações escola-comunidade Participação na escola Educação a Distância Professor intermulticultural Revista da ABEM Necessidade de formação profissional Educação intercultural escola do campo resistência Pedagogia histórico-crítica significados autonomia da escola Eixos curriculares Ensino Religioso supervisão escolar história de vida comunidades de aprendizagem movimentos sociais Trabalho docente Educação Matemática ensino de Artes divulgação científica Família ocupacional Concursos públicos necessidades formativas de docentes universitáios Projeto polítíco-pedagógico Formação de administradores interculturalidade Formação básica de professores alunos copistas ensino de geometria Gestão Pública educação em direitos humanos formação de gestores Formação e trabalho docente Formas de gestão da escola Ensino Médio capital cultural Edfucação e mídia Integração curricular cultura da escola comunidade Funções psicológicas superiores ato infracional FONOAUDIOLOGIA Formação centrada na escola Memória dialogicidade formação profissional humanização Brinquedos alunos Relações escola-estado currículo oculto Raymond Williams ensino de Português práticas avaliativas Fracasso escolar Erros poesia Conteúdos curriculares portfólio Pedagogia culturalmente relevante Professor intelectual Artes e Comunicação
CTIT UFMG